Pular para o conteúdo principal

SPFW+ Origens

*Matéria escrita por Giovanna Montanhan e publicada na AGEMT - Agência Maurício Tragtenberg. *

Último dia apresenta estilo high-tech de vanguarda, soteropolitano e jovial.


Lucas Leão - marca idealizada em 2018 pelo estilista carioca de nome homônimo. Seu foco está em mesclar tecnologia com tecelagem. ‘’AI generativo por JE Kos’’ - nome dado a esta coleção, foi caracterizada por usar e abusar da alfaiataria, além da forte presença de tons sóbrios e pastéis.


Peças oversized, tops e blazers com penduricalhos e mini vestidos com plumas se alternavam durante o desfile. Gravatas estilizadas, maxi bolsas, lapelas de cerâmica em formato de flor, e calçados como rasteirinhas, sandálias, scarpins e sapatilhas compunham o leque de acessórios na passarela.


Foto: Zé Takahashi









Gefferson Vila Nova - criada em 2013 pelo designer baiano de nome homônimo, a marca é focada em moda masculina. ‘’Coração Tropical’’ foi o nome escolhido para essa coleção de verão, a qual apresentou looks modernos, capazes de nos teletransportar diretamente para a Bahia, através do uso de cores quentes e vivas, como o vermelho abundante, além da composição de ambiente, que contou com um telão ao fundo da passarela, que transmitiu o tempo todo uma paisagem de pôr-do-sol.


O desfile foi uma verdadeira ode ao AXÉ! Os tecidos fluídos dominaram, assim como as camisas brancas e azuis bordadas, que representavam paz e tranquilidade. As regatas brancas caneladas também foram destaque, além do peitoral dos modelos estava de fora em alguns looks, nos quais sungas e shorts tinham o destaque.


A flor vermelha, usada atrás da orelha dos modelos como acessório, foi um grande diferencial. O uso de uma maxi bolsa prateada chamou a atenção por parecer uma esteira de praia e dar um toque de modernidade. Os calçados, em sua maioria, eram tipicamente praianos, como chinelos de dedo e papetes.










Bold Strap - marca que está no mercado desde 2018, fundada por Pedro Andrade. O desfile, intitulado ‘’Bold Lesson’’ teve como base o estilo colegial e uma estética focada nos anos 2000.


Antes de começar, foi usada uma estratégia de foco visual, na qual um relógio se expandia na medida que seus ponteiros giravam, até que um sinal típico de escola tocava ao fundo.

A atriz Camila Queiroz abriu e fechou o show, desfilando com maestria, graça e simpatia. Modelos carregavam livros, vestiam jaquetas college oversized e roupas que pareciam uniformes, todos com a inicial B estampada. Desfilaram na passarela também, mini saias plissadas, mochilas, brincos de argola, salto alto com spikes, colares estilo chockers e gravatas na cor preta.

A sensação era de que toda a plateia estava imersa em uma narrativa de colegial, típica da série adolescente espanhola “Elite”, da Netflix. O design da passarela remetia a uma lousa, com rabiscos feitos em giz por toda a sua extensão. 



Além do estilo jovial, um outro dominava: o sensual. Meias arrastão, corsets pretos e jeans, luvas, vestidos curtos drapeados - além dos com rendas e cetim - fechavam a dinâmica idealizada pela marca.




Foto: Zé Takahashi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo sobre os 3 desfiles de moda que assisti no primeiro dia da 53a edição da Casa de Criadores!

*Por Giovanna Montanhan* O evento costuma acontecer duas vezes por ano, em lugares emblemáticos da cidade de São Paulo, e desde 2020, habilitou o modo híbrido de transmissão por meio do site e Instagram oficial. O Centro Cultural São Paulo foi o local escolhido para 2023. Em anos anteriores, o Memorial da América Latina, o MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) e a Praça das Artes já foram lugares que sediaram outras edições. A Casa de Criadores surgiu em 1997, graças à colaboração entre um grupo de jovens estilistas e o jornalista, diretor artístico e curador André Hidalgo. Esse encontro visava não apenas revelar suas coleções à indústria da moda brasileira, mas também criar um ambiente de interação próxima entre criadores e o mercado. Desde o início, a ênfase se baseou na autenticidade das criações e no apoio aos novos talentos, oferecendo-lhes uma vitrine essencial para se destacarem no cenário da moda. Ao longo do tempo, se tornou um trampolim para tale

PHARRELL WILLIAMS ESTREIA NA DIREÇÃO CRIATIVA DA LOUIS VUITTON

*Matéria escrita por Giovanna Montanhan e publicada na AGEMT - Agência Maurício Tragtenberg. * Na terça-feira (20/06), o cantor e compositor norte-americano assumiu oficialmente um dos cargos mais importantes da moda e apresentou uma coleção recheada de inovações. Paris, a capital mundial da moda, foi o cenário escolhido para o lançamento da aguardada nova coleção da Louis Vuitton. A renomada maison francesa, conhecida por suas criações luxuosas e elegantes, realizou um desfile espetacular ao longo do Rio Sena, na icônica Pont Neuf. O evento foi marcado não apenas pela exuberância das peças apresentadas, mas também pela nomeação de Pharrell Williams como diretor criativo de moda masculina, assumindo o cargo de substituo de Virgil Abloh, que faleceu tragicamente em novembro de 2021, vítima de um câncer. Reprodução: Getty Images Virgil Abloh, um nome inesquecível na indústria da moda, foi um visionário que revolucionou o conceito de streetwear e o levou às passarelas de alta-costura. Co

Lenny Niemeyer desfila sua coleção Verão/2024

  O evento aconteceu na Cinemateca Brasileira, na última quarta-feira (29). As modelos desfilaram e exibiram peças produzidas de forma artesanal - com seda extraída do Vale da Seda, no Paraná; fibras recicladas e crochet de palha de buriti  pela Associação de Artesãs de Barreirinhas, no Maranhão.  A palha de buriti é um item indispensável e icônico nas criações de Lenny, como no uso das bolsas da marca.  Inclusive, as artesãs que fizeram os visuais estavam presentes no desfile, sentadas na primeira fileira.  Os looks com tons terrosos e os coloridos dominaram a passarela, assim como os com texturas e os esculturais. As franjas, o oversized, o decote, e o corte assimétrico também se destacaram.  No quesito beleza, o destaque ficou por conta do uso do contorno que deixou o maxilar bem evidente. Nos lábios, o gloss foi protagonista. A pele ficou por conta do estilo clean. Curiosidade : a marca carioca foi fundada em 1991, sendo sua primeira unidade no bairro de Ipanema. A grife tem como