Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO / A volta da tendência Y2K


*Matéria escrita por Giovanna Montanhan e publicada na AGEMT - Agência Maurício Tragtenberg. *

Nova onda resgata ícones da moda e entra na contramão de conquistas sociais inclusivas.


A sigla Y2K significa: year 2000 ou, em português, anos 2000. Essa tendência tem sido amplamente disseminada por influenciadores e fashionistas no TikTok que compartilham looks inspirados na época e resgatam elementos da moda dos anos 1990 e 2000. Por meio da plataforma, uma nova geração está se apropriando e reinterpretando essa estética, trazendo referências do antigo estilo e mesclando com tendências contemporâneas.


3 tendências que remetem ao estilo Y2K:


1) Calça cargo: Desde 2022 elas vêm ganhando destaque e são usadas em diversos estilos, desde o casual até o mais elegante. Com bolsos laterais e corte largo, tornou-se um item indispensável de se ter no guarda-roupa.

Rihanna - Reprodução:Backgrid



2) Look All jeans: Essa tendência consiste em vestir peças feitas de jeans em sua totalidade, tanto partes de cima como partes de baixo. O jeans é conhecido por ser versátil e atemporal, além de possuir várias tonalidades, lavagens e texturas para composição do look.


    Richlove Rockson - Reprodução: Instagram



3) Bolsas baguette: Esse acessório ganha destaque por ser versátil. Sendo pequena e alongada, a bolsa é usada rente ao braço, abaixo do ombro. O nome surgiu de uma semelhança com um tipo de pão de formato retangular, carregado pelos franceses debaixo do braço. O modelo se popularizou após a personagem Carrie Bradshaw - interpretada pela atriz Sarah Jessica Parker - usar vários modelos da marca italiana Fendi no seriado "Sex & the City".
Sarah Jessica Parker - Reprodução: Getty Images

Como tudo que evolui ao longo dos anos, em 2023 se tem maior aceitação do que conhecemos como corpos reais. Atualmente, o padrão de magreza e vem perdendo espaço nas capas de revista e passarelas, há um cenário mais diversificado em comparação com os anos 1990/2000, mesmo que com visibilidade menor do que gostaríamos.


Com a volta da tendência Y2K, os corpos quase que cadavéricos das celebridades voltaram a ser vistos com admiração e como objeto de desejo. O corpo magro e de barriga “chapada” se torna um objeto de ostentação, isso retoma a ideia de culto à magreza – bastante popular há 23 anos atrás - além de acentuar a margem para o desenvolvimento de diversos transtornos alimentares nos jovens de hoje.


Somado a isso, muitas pessoas recorrem também a aplicativos de edição, como o Photoshop, na tentativa de se aproximar do “padrão de beleza ideal”, esse padrão de magreza é praticamente inalcançável para determinados biotipos, especialmente para as mulheres, o que aumenta o pressão em relação às expectativas que a sociedade coloca sobre elas, além dos constantes julgamentos e discriminações por não se adequarem ao padrão imposto.

Algumas celebridades como a socialite Paris Hilton, a cantora norte-americana Britney Spears, a atriz norte-americana Lindsay Lohan e a antiga banda Destiny’s Child - composta por Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams – exemplificavam como os corpos deveriam ser, de acordo com o padrão.

Paris Hilton - Reprodução: Getty Images

Britney Spears - Reprodução: Glamour


Lindsay Lohan - Reprodução: Getty Images

Destiny's Child - Reprodução: Pinterest



O retorno dessa tendência é preocupante. Nos dias de hoje, compreendemos através de estudos e pesquisas, os malefícios que a ambição por ter um corpo magro não saudável pode trazer à saúde, tanto física quanto mental, de homens e mulheres.

De acordo com o site Sincofarma (Sind. do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), a injeção Ozempic – liberada pela Anvisa em janeiro desse ano para tratar pacientes diabéticos tipo 2 - esgotou das prateleiras das farmácias. O medicamento, somado à prática de exercícios físicos e alimentação saudável facilita a perda de peso, entretanto, a maior parte das pessoas que o adquiriram não necessitavam fazer o uso do fármaco, o utilizando apenas para fins estéticos.

A busca pela droga acontece em função de que ela também age como uma espécie de “pílula emagrecedora”, mas que não deve ser utilizada com esse intuito. O preço também não é tão convidativo quanto sua finalidade, já que cada caneta da medicação custa, em média, R$800,00.

É fundamental preservar a luta por uma indústria mais consciente e inclusiva, além de valorizar a diversidade conquistada contra padrões ultrapassados. A moda deve ser um espaço de expressão para todos, e não só uma indústria voltada para o consumo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo sobre os 3 desfiles de moda que assisti no primeiro dia da 53a edição da Casa de Criadores!

*Por Giovanna Montanhan* O evento costuma acontecer duas vezes por ano, em lugares emblemáticos da cidade de São Paulo, e desde 2020, habilitou o modo híbrido de transmissão por meio do site e Instagram oficial. O Centro Cultural São Paulo foi o local escolhido para 2023. Em anos anteriores, o Memorial da América Latina, o MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) e a Praça das Artes já foram lugares que sediaram outras edições. A Casa de Criadores surgiu em 1997, graças à colaboração entre um grupo de jovens estilistas e o jornalista, diretor artístico e curador André Hidalgo. Esse encontro visava não apenas revelar suas coleções à indústria da moda brasileira, mas também criar um ambiente de interação próxima entre criadores e o mercado. Desde o início, a ênfase se baseou na autenticidade das criações e no apoio aos novos talentos, oferecendo-lhes uma vitrine essencial para se destacarem no cenário da moda. Ao longo do tempo, se tornou um trampolim para tale

PHARRELL WILLIAMS ESTREIA NA DIREÇÃO CRIATIVA DA LOUIS VUITTON

*Matéria escrita por Giovanna Montanhan e publicada na AGEMT - Agência Maurício Tragtenberg. * Na terça-feira (20/06), o cantor e compositor norte-americano assumiu oficialmente um dos cargos mais importantes da moda e apresentou uma coleção recheada de inovações. Paris, a capital mundial da moda, foi o cenário escolhido para o lançamento da aguardada nova coleção da Louis Vuitton. A renomada maison francesa, conhecida por suas criações luxuosas e elegantes, realizou um desfile espetacular ao longo do Rio Sena, na icônica Pont Neuf. O evento foi marcado não apenas pela exuberância das peças apresentadas, mas também pela nomeação de Pharrell Williams como diretor criativo de moda masculina, assumindo o cargo de substituo de Virgil Abloh, que faleceu tragicamente em novembro de 2021, vítima de um câncer. Reprodução: Getty Images Virgil Abloh, um nome inesquecível na indústria da moda, foi um visionário que revolucionou o conceito de streetwear e o levou às passarelas de alta-costura. Co

Lenny Niemeyer desfila sua coleção Verão/2024

  O evento aconteceu na Cinemateca Brasileira, na última quarta-feira (29). As modelos desfilaram e exibiram peças produzidas de forma artesanal - com seda extraída do Vale da Seda, no Paraná; fibras recicladas e crochet de palha de buriti  pela Associação de Artesãs de Barreirinhas, no Maranhão.  A palha de buriti é um item indispensável e icônico nas criações de Lenny, como no uso das bolsas da marca.  Inclusive, as artesãs que fizeram os visuais estavam presentes no desfile, sentadas na primeira fileira.  Os looks com tons terrosos e os coloridos dominaram a passarela, assim como os com texturas e os esculturais. As franjas, o oversized, o decote, e o corte assimétrico também se destacaram.  No quesito beleza, o destaque ficou por conta do uso do contorno que deixou o maxilar bem evidente. Nos lábios, o gloss foi protagonista. A pele ficou por conta do estilo clean. Curiosidade : a marca carioca foi fundada em 1991, sendo sua primeira unidade no bairro de Ipanema. A grife tem como